Caracterização

Moita é a freguesia do concelho de Anadia, com 3.435 hectares. Situada a cerca de dois quilómetros da sede concelhia, confronta com as freguesias de Espinho (Nascente), do concelho de Mortágua, Arcos (poente), Vila nova de Monsarros (Sul) e Avelã de Cima (Norte).
 
Sendo a freguesia mais extensa do concelho não é, de facto, a mais populosa.
 
Está situada numa pequena altitude de 250 metros, começando perto de Anadia, ficando cercada por densos pinheirais, vales e recantos, na verdade, aprazíveis.
Bento Lopes, na sua Monografia do Concelhos de Anadia, caracteriza a povoação como “situada numa pequena altitude de 250 metros, cercada de densos pinheirais, longe da população, servida por boa estrada, com vales e recantos verdadeiramente aprazíveis, é o sitio ideal para refazer o desgaste causado por uma vida afadigada ansiosa e intensamente vivida”.
 
Da freguesia da Moita, fazem parte os seguintes lugares:
Amieiro, Carvalhais, Escoural, Ferreiros, Fontemanha, Junqueira, Moita, Póvoa do Pereiro, Quintela das Lapas, Saide, Saidinho, Vale de Avim, Vale de Boi, Vale da Mó.
 
Já as principais actividades económicas da freguesia são a agricultura (onde alguns dos habitantes locais trabalham em pequenas terras para auto consumo), exploração florestal (pinheiro e eucalipto), indústria vinícola, indústria de alfaias agrícolas e indústria de alumínio e estores. Existe também algumas carpintarias e serralharias mecânicas, contribuindo para a empregabilidade das pessoas da terra.
 
Por outro lado, ao sector secundário pertence a maior parte das actividades geradoras de emprego, nomeadamente as indústrias da construção civil, de alfaias agrícolas, da vinificação, da madeira (cultura e transformação do eucalipto carpintaria) e da metalomecânica.
 
Quanto ao sector terciário, os serviços, devido a proximidade da sede concelhia, não têm representação na Freguesia, enquanto que o comércio está apto a fornecer todos os bens de primeira necessidade.